Após 120 dias, Alessandro Ribeiro, de 24 anos, cultivou uma abóbora gigante no quintal de casa, em Lages, na Serra de Santa Catarina. Para isso, ele importou uma semente e caprichou no cultivo do fruto.
Ele contou ao g1 os detalhes, desde a preparação do solo até a adubação, dos cuidados que teve com a abóbora. O fruto deve ser pesado no fim de semana, mas Alessandro, que fez a plantação por hobby, calcula que ela tenha cerca de 300 quilos.
Segundo o produtor, a abóbora tem circunferência 3,54 metros e 2,10 metros de uma ponta a outra.
A semente foi importada dos Estados Unidos, país onde há muitas competições relacionadas a abóboras gigantes. Alessandro assistiu a vídeos e leu conteúdos na internet sobre o cultivo específico desse fruto.
Ele falou sobre os seguintes cuidados na plantação:
🎃Deixar apenas uma abóbora no pé
🌱cuidados com a terra
🍂importância da adubação
💧irrigação

Ele contou que o primeiro cuidado que teve foi de deixar apenas uma abóbora no pé, já que a plantação foi feita no quintal dele e há pouco espaço. “Como eu tenho apenas um pé na propriedade, que é um terreno pequeno, eu precisaria ter um terreno muito maior para conseguir ainda uma abóbora maior”.
“Você mantém só uma abóbora crescendo, daí você corta as demais e deixa que todos os nutrientes vão para essa única abóbora. Isso a ajuda a crescer ainda mais”.
Ele também falou sobre cuidados na terra. “O solo eu comecei a preparar uns seis meses antes, durante o inverno, com o processo de calagem, adicionar o calcário e tal. Eu mantive uma cobertura verde em cima dele para que, quando fosse na primavera já, eu conseguisse capinar ali e deixasse uma matéria orgânica no solo”.
O adubamento também é importante, segundo o produtor. “Uma adubação bem equilibrada, uma adubação tanto no solo quanto uma adubação foliar. Eu acordava às vezes 6h, aplicava um adubo foliar nas folhas ou no final da tarde”,
Foi também preciso cuidar da abóbora durante as temperaturas altas do verão. “A irrigação praticamente todos os dias durante os dias de calor, quando não chovia, para garantir uma boa hidratação na planta”.
Fonte: G1SC
Foto: Alessandro Ribeiro/Arquivo pessoal
Deixe um comentário