Maior manifestação simbólica que abre os Festejos Farroupilha, a Chama Crioula foi distribuída em solenidade na manhã deste sábado, dia 16, no parque de eventos da Festa da Uva, em Caxias do Sul. Acendida nesta sexta-feira, dia 15, na Cancha de Rodeios – pela primeira vez no município – a centelha será distribuída às 30 Regiões Tradicionalistas do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG). Conforme a tradição, a Chama será mantida acesa até o final da Semana Farroupilha, em vigílias de 24h por dia nas entidades tradicionalistas.
A solenidade reuniu cerca de 1,5 mil cavaleiros, representantes das 30 Regiões Tradicionalistas (RTs), que partem em cavalgadas distribuindo a centelha da chama para todos os Centros de Tradição Gaúcha (CTGs) do Rio Grande do Sul. Um dos trajetos mais longos, até a 4ª RT, na Fronteira Oeste, pode levar até 30 dias. No dia 14 de setembro, uma dessas centelhas vai acender o candeeiro do Palácio Piratini, dando início à Semana Farroupilha.
No evento, o governador Eduardo Leite cavalgou entre cavalarianos com as bandeiras do Rio Grande do Sul e do Brasil. Ele destacou o compromisso com a tradição e turismo no Estado, por meio do desenvolvimento de projetos e programas e aporte de recursos do governo estadual, com o objetivo de prestar apoio às entidades tradicionalistas e às necessidades dos CTGs.
Em sua fala, também lembrou o papel dos CTGs durante as enchentes de 2024, como forma de superação para a cultura gaúcha. “No ano passado, quando fomos testados ao extremo, vimos CTGs se transformarem em abrigos. Isso mostra a nossa a tradição viva, a força de nunca desistir e de lutar pelo futuro do nosso Estado. Ser governador do Rio Grande do Sul é uma honra que carrego com orgulho”, afirmou.
A primeira geração da Chama Crioula ocorreu em 7 de setembro de 1947, quando um grupo de jovens tradicionalistas, liderado por Paixão Côrtes, retirou uma centelha da Pira da Pátria, em Porto Alegre.
Fotos: Vitor Rosa / Governo do Estado
Fonte: Correio do Povo
Deixe um comentário