A enchente que atinge o Rio Icamaquã já está sendo considerada uma das maiores da história. Áreas rurais de Bossoroca, Itacurubi, Santo Antônio das Missões e São Borja seguem inundadas pela sua cheia, nesta sexta-feira (20). As fortes chuvas que caíram sobre a região missioneira nos últimos dias geraram acumulados superiores a 400 milímetros.
Na localidade de Passo Novo, interior de Santo Antônio das Missões, o agricultor Daltro Marchesan, em poucas horas, viu boa parte de sua propriedade rural ficar inundada. Ele garante que, desde que a família adquiriu as terras, há 60 anos, a situação é inédita. “É inacreditável. Nunca ia acreditar que água iria atingir a sede e os galpões. Foi muito rápido”, disse, em contato com a Rádio Missioneira.
Marchesan estima que aproximadamente 90 hectares foram atingidos, incluindo a sede da propriedade, galpões e silos de armazenamento de grãos. Em um mutirão, a família precisou sair às pressas de casa e conseguiu salvar o que pôde. Todos estão em segurança e, agora, a água já começou a baixar.
Segundo o agricultor, a última grande enchente do rio havia ocorrido em 1997, mas sem gerar tantos transtornos como a desta semana. Segundo a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), o pico da enchente no Icamaquã, na régua de medição situada no Rincão dos Antunes, em Bossoroca, ocorreu na madrugada da última quarta-feira (18). Na ocasião, o rio atingiu o nível de 15 metros acima do normal.
Fotos: divulgação/Daltro Marchesan
Fonte: Rádio Missioneira

Deixe um comentário