Na quinta-feira (22), Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) Câmpus de Santiago, realizou a segunda etapa dos alinhamentos institucionais para viabilizar a inserção de seus acadêmicos em estágios não obrigatórios no Hospital de Guarnição de Santiago (HGu). A Universidade foi representada, na ocasião, pela coordenadora do Curso de Enfermagem, Professora Letícia Machado, e pela coordenadora do Curso de Farmácia, Profa. Catiuscia de Freitas, que destacam o compromisso da URI em ampliar as possibilidades práticas para seus estudantes, especialmente nas áreas da saúde.
A participação da URI foi oficialmente autorizada a partir do credenciamento no Edital nº 01/2024, que trata da habilitação de Instituições de Ensino Superior (IES) e Técnicos para estágios de caráter não militar em organizações vinculadas ao Comando Militar do Sul. Esse reconhecimento possibilita que acadêmicos da URI Santiago realizem estágios no HGU, respeitando os critérios estabelecidos e a disponibilidade de vagas prevista para o segundo semestre de 2025.
Durante a reunião, as representantes da Universidade realizaram a tomada de ciência dos termos legais exigidos para a implementação dos estágios. Também foi realizada uma troca técnica importante com os responsáveis pelos setores de Enfermagem e Farmácia do Hospital, com o objetivo de discutir os fluxos e requisitos necessários para a operacionalização da atividade prática no ambiente militar.
A coordenadora do curso de Enfermagem da URI, Profa. Letícia Machado destacou a importância do momento:
– Essa é uma oportunidade singular para nossos estudantes. O contato com os responsáveis pelos setores técnicos nos permitiu compreender com clareza as exigências e preparar nossos acadêmicos para uma experiência enriquecedora em um ambiente hospitalar diferenciado como o do HGU -, enfatizou a Profa. Letícia.
De acordo com as informações do Assessor Jurídico do HGu Santiago, 1º Tenente Thomas Landvoigt Schmitt, que prestou os esclarecimentos legais pertinentes, na instituição o projeto é liderado pelo Diretor do Hospital de Guarnição, Coronel Ademir Jones Antunes Dorneles, e conta com o apoio do coordenador dos estágios, Tenente-coronel Ricardo Baldissera. Também participaram dos alinhamentos a Capitã Ana Clara Sampaio Franco Bispo, chefe do setor de Enfermagem e coordenadora da área de estágio, e a 1º Tenente Amanda Azeredo Marinho de Sena Rosa, chefe do setor de Laboratório e coordenadora da respectiva área. Inicialmente, serão ofertadas 02 vagas para o Curso de Enfermagem e 02 vagas para o Laboratório de Análises Clínicas, com previsão de início em agosto de 2025.
Com essa colaboração entre a URI e o Hospital de Guarnição de Santiago alinham-se pressupostos de cooperação, compromisso e excelência das duas instituições, proporcionando aos estudantes da universidade práticas que irão enriquecer a sua trajetória na área da saúde.
Fonte: Ana Paula Ribas Kemerich – NUCOM
Crédito: Cursos de Saúde
Deixe um comentário