Um em cada três professores da educação básica dá aula sem formação adequada na disciplina

Um em cada três professores da educação básica brasileira não tem formação adequada para a disciplina que leciona. O dado faz parte do Anuário da Educação Básica, lançado nesta quarta-feira (13) pelos institutos Todos Pela Educação, Fundação Santillana e Editora Moderna. Nesta edição do estudo, o foco foi exclusivo na educação pública.

Segundo o levantamento, o cenário é ainda pior nos anos finais do ensino fundamental. Nessa etapa, somente 59% dos docentes têm formação adequada. Na educação infantil, apesar de 68% dos professores terem formação adequada, outro dado chama atenção: dois em cada dez educadores não têm nenhuma graduação. Em toda a educação básica, 12,8% dos professores não têm ensino superior. O menor percentual de docentes sem formação é no ensino médio, em que 3,9% não são formados em nenhuma área.

O PNE (Plano Nacional de Educação), que vence este ano, estabelecia como meta garantir que todos os professores da educação básica tivessem formação específica. Segundo o Censo da Educação Superior do ano passado, 1,7 milhão de estudantes estavam matriculados em cursos de licenciatura no país.

Segundo o diretor de Políticas Públicas da Fundação Santillana, André Lázaro, o diagnóstico do anuário reforça a necessidade do investimento na formação dos professores.

“Os dados do Anuário evidenciam a urgência de políticas que não apenas valorizem os professores, mas também garantam a qualidade na formação docente e condições de trabalho adequadas”, disse.

Segundo ele, garantir que professores tenham a formação adequada é “um dos maiores desafios da educação básica no Brasil”. “A formação docente precisa ser tratada como prioridade nacional, com políticas que assegurem tanto a qualidade quanto a atratividade da profissão.”

Fonte: R7

📲 Acesse o canal do Blog Atualidade no WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *