Santiago realiza 1º Encontro de Meliponicultores e fortalece produção de mel de abelhas nativas

Santiago deu um passo importante para o fortalecimento da produção de mel de abelhas nativas ao sediar o 1º Encontro de Meliponicultores do município. O evento foi promovido pela Associação Regional Santiaguense de Apicultores (ARSA) , por meio do Núcleo de Abelhas-Sem-Ferrão, com apoio da URI Santiago e da EMATER.

A reunião foi realizada no HUB de Inovação e contou com a coordenação de Paulo Belmonte , responsável pelo núcleo temático. Durante o encontro, foram discutidos temas essenciais para o desenvolvimento da meliponicultura na região, como boas práticas de manejo, legislação, incentivos à produção e a importância ecológica das abelhas nativas do Brasil.

Para o presidente da ARSA e vereador de Santiago, Fernando Oliveira, o encontro representou um marco não apenas técnico, mas também comunitário. “Foi um momento de esclarecimento e mobilização. A comunidade se aproximou ainda mais dessa cadeia produtiva que tem grande potencial econômico e ambiental”, afirmou.

Além de reunir meliponicultores experientes, o evento atraiu novos interessados na criação de abelhas-sem-ferrão, fortalecendo o movimento local em torno da produção sustentável de mel.

Com iniciativas como essa, Santiago se consolida ainda mais como uma das principais referências na apicultura e meliponicultura do Brasil. O município busca o reconhecimento formal como Capital Estadual e Nacional da Produção de Mel , título agregado por ações que incentivam o conhecimento, a produção técnica e a valorização dos produtores locais.

📲 Acesse o canal do Blog Atualidade no WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *