Santiago se consolida como referência em desenvolvimento social na região oeste-centro do Rio Grande do Sul. Entre os mais de 30 municípios analisados, a cidade lidera rankings de qualidade de vida. No Vale do Jaguari, Santiago ocupa o 1º lugar entre nove municípios; na Associação dos Municípios da Região Centro (AMCentro), é líder entre 33 cidades; e também está em 1º entre os 14 municípios da Fronteira Oeste.
O município apresenta indicadores de destaque em áreas como PIB per capita, que varia entre R$ 40.000 e R$ 42.000, além de avanços em moradia, saneamento básico, segurança pessoal, nutrição, acesso ao conhecimento e comunicação. Esses dados fazem parte do Índice de Progresso Social (IPS), uma metodologia multidimensional que avalia a qualidade de vida e compara cidades, estados e regiões.
Conforme a Secretaria de Gestão, o levantamento utilizou informações de fontes públicas como IBGE, Sisvam, CadÚnico e o Ministério da Saúde. Além disso, no Ranking Nacional de Dispensa de Alvarás e Licenças do terceiro trimestre de 2024, Santiago está entre os primeiros do estado, reforçando seu protagonismo econômico e social. (Fonte e foto: Diário de Santa Maria)
Deixe um comentário