Grande parte do Rio Grande do Sul tem previsão de tempestade com chance de queda de granizo neste domingo (1º), de acordo com a Defesa Civil estadual. As chuvas podem acumular mais 100 milímetros por dia em algumas localidades, e o tempo só deve ficar firme em todo o território na terça-feira (3).
Além da chuva forte, o estado pode registrar descargas elétricas e rajadas de vento que podem superar os 100 km/h neste domingo, segundo o órgão.
Nas regiões da Campanha, Sul, Centro, Oeste e Missões, as chuvas devem ficar entre 60 e 100 milímetros por dia. Algumas localidades podem registrar 125 milímetros por dia.
No restante do estado, a chuva deve acumular entre 35 e 70 milímetros por dia.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou um aviso de tempestade para praticamente todo o estado até às 9h de segunda-feira (2). Há risco de corte de energia elétrica, queda de árvores, estragos em plantações e alagamentos, segundo o comunicado.
Frente fria avança pelo Norte do RS
A condição climática está associada ao avanço de uma frente fria, a um sistema de baixa pressão sobre a Argentina e a ondas de calor e umidade vindas da Região Norte do país, segundo a Defesa Civil.
A partir da madrugada de segunda-feira (2), a frente fria avança para a metade Norte do estado. A instabilidade deve sair do território gaúcho à noite.
Orientações
O Inmet compartilha instruções de como agir em caso de transtornos relacionados às tempestades previstas. Confira abaixo.
Rajadas de vento: não buscar abrigo debaixo de árvores, em razão do risco de quedas e descargas elétricas;
Veículos: não estacionar próximo a torres de transmissão e placas de propaganda, por conta do risco de caírem;
Aparelhos elétricos: em casa, para evitar a queima de eletrodomésticos, desligue os aparelhos e o disjuntor;
Em caso de transtornos: contate a Defesa Civil (telefone 199) e o Corpo de Bombeiros (telefone 193). Fonte: G1
Deixe um comentário