De 22 a 24 de outubro de 2025, a Professora Catiuscia Freitas, coordenadora do Curso de Farmácia da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) Câmpus de Santiago, participou do II Fórum Internacional em Farmácia Clínica e Hospitalar, realizado na cidade de Salvador (BA). O evento reuniu profissionais, pesquisadores e estudantes da área para discutir o papel do farmacêutico clínico e os desafios relacionados ao cuidado farmacêutico e à transição do cuidado entre hospital, centros de referência e atenção primária à saúde.
Durante os encontros, foram debatidas questões centrais para o fortalecimento da profissão, como: Como reorganizar os serviços farmacêuticos para promover a inserção dos farmacêuticos clínicos nas equipes de saúde? e Como desenvolver o ensino e a pesquisa na área de assistência farmacêutica, considerando as necessidades farmacoterapêuticas dos pacientes?
Representando a URI Santiago, a Professora Catiuscia apresentou o trabalho intitulado “Implantação de um Projeto Piloto de Clínica Farmacêutica como estratégia de cuidado em pacientes com doenças respiratórias crônicas”, resultado do Projeto de Extensão “Cuidado Farmacêutico na Atenção Primária à Saúde”, desenvolvido no Câmpus.
O evento também contou com a presença da egressa do Curso de Farmácia da URI Santiago, Fernanda Fávero Alberti, que teve participação de destaque ao conduzir a plenária “O que é o cuidado farmacêutico? E por que precisamos de uma linguagem única para nos referirmos ao trabalho do farmacêutico clínico no Brasil?”.
A participação da docente e da egressa reafirma o compromisso da URI Santiago com a formação qualificada de profissionais e o fortalecimento da pesquisa e da extensão na área farmacêutica, contribuindo para a melhoria contínua da assistência à saúde.
Fonte: Emanuely Guterres Soares



















Deixe um comentário