Municípios do Norte, Noroeste e da Serra do Rio Grande do Sul registraram queda de granizo entre o fim da noite de terça-feira (1º) e a madrugada desta quarta (2). Segundo a Defesa Civil do estado, ao menos cinco cidades relataram impactos, nas últimas horas, após a forte chuva e o vendaval.
Em alguns municípios gaúchos, o acumulado de chuva nas últimas 48 horas já se aproxima de 100 mm, conforme levantamento do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). É o caso de Dom Pedrito (99,4 mm), Santana do Livramento (98,6 mm) e Caçapava do Sul (95,2 mm).
Em Coronel Pilar, o gelo chegou a ficar acumulado em alguns locais. Uma análise feita ainda durante a madrugada identificou estragos em parreirais e em estufas de hortaliças que ficaram furadas devido ao impacto do granizo. De acordo com a prefeitura, nenhuma casa teve danos.
Em Santa Bárbara do Sul, há registro de destelhamentos, quedas de árvores e postes, e parte da cidade está sem luz. Defesa Civil do município realiza distribuição de lonas a moradores.
Em Passo Fundo, as autoridades locais informam que há pelo menos 100 casas atingidas pelo granizo. Lonas estão sendo distribuídas.
Em Vacaria, houve danos em 10 residências em decorrência da queda de granizo.
Em Carazinho, foram vários bairros afetados pelo granizo, segundo a Defesa Civil do RS. Bombeiros estão entregando lonas a moradores. Ainda não há levantamento do número de casas atingidas.
Em Panambi, a queda de granizo danificou residências na cidade e no interior, nas linhas Caxambu e Esquina Handte.
Em Saldanha Marinho, o coordenador municipal relatou “muita pedra, ventos fortes, muitas casas danificadas”. Segundo ele, “a chuva forte continua”.
Fonte: G1
Foto: Luciano Contini/Arquivo Pessoal
Deixe um comentário