Morre aos 103 anos capitão Elmo Diniz, ex-combatente que lutou na Segunda Guerra Mundial

Morreu nesta segunda-feira (14), em Porto Alegre, o ex-combatente Elmo Diniz, aos 103 anos. O capitão reformado do Exército integrou a Força Expedicionária Brasileira (FEB) na Segunda Guerra Mundial. De acordo com a declaração de óbito, a causa foi morte súbita de origem cardíaca.

Em nota, o Comando Militar do Sul lamentou a morte do pracinha. “Com muita lucidez e bondade, transmitia a todos os seus conhecimentos, que seguirão vivos na memória de cada um que teve a honra de conhecê-lo”, disse.

Elmo era natural de Cruz Alta, na Região Noroeste do RS. Ele ingressou no Exército em 1939. Cinco anos depois, já na capital, foi convocado para se juntar aos soldados da FEB enviados à Itália.

No continente europeu, Elmo era encarregado de levar uniformes e outros itens para as tropas no front. Ele seguiu no Exército até 1962, quando foi para a reserva, na patente de capitão.

“O frio que passamos naquele inverno, nas nossas barracas, eu nunca esqueci. De vez em quando a gente ganhava um maço de cigarros para ajudar a espantar o frio, mas eu distribuía para os colegas, porque nunca fumei”, disse capitão Elmo em entrevista à GZH, há cerca de dois meses.

No apartamento que morava com a esposa, em Porto Alegre, Elmo montou, em 2024, um espaço onde exibia fotos, medalhas, cantis e homenagens que recebeu após retornar da Itália. O local recebia visitas, principalmente de alunos do Colégio Militar.

O velório será realizado na terça-feira (15), das 9h às 11h, no 3º Regimento de Cavalaria de Guarda.

Foto: Duda Fortes/Agência RBS
Fonte: G1RS

📲 Acesse o canal do Blog Atualidade no WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *