Justiça afasta Ednaldo Rodrigues da presidência da CBF

Em uma decisão com forte impacto na cúpula do futebol brasileiro, o desembargador Gabriel de Oliveira Zéfiro, do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), afastou nesta quinta-feira (15) Ednaldo Rodrigues da presidência da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). No lugar de Ednaldo, foi nomeado como interventor o atual vice-presidente da entidade, Fernando Sarney, que terá a missão de convocar novas eleições “o mais rápido possível”.

Na decisão, o magistrado declarou nulo o acordo que havia sido homologado pelo Supremo Tribunal Federal e que sustentava a permanência de Ednaldo no cargo. Segundo o desembargador, há indícios de incapacidade mental e possível falsificação da assinatura de um dos signatários do acordo, o ex-presidente Antônio Carlos Nunes de Lima, o Coronel Nunes. “Declaro nulo o acordo firmado entre as partes, homologado outrora pela Corte Superior, em razão da incapacidade mental e de possível falsificação da assinatura de um dos signatários”, escreveu.

Fernando Sarney, agora interventor, é um dos vice-presidentes da CBF, com mandato até março de 2026. Embora faça parte da diretoria da entidade, Sarney rompeu politicamente com Ednaldo Rodrigues e não integrou a chapa reeleita por aclamação em março deste ano. Sua nomeação representa uma reviravolta no cenário político da CBF e deve abrir um novo capítulo na disputa pelo comando do futebol brasileiro.

Foto: Folha PE/Reprodução

📲 Acesse o canal do Blog Atualidade no WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *