O Grupo de Estudo e Pesquisa em Saúde e Enfermagem (GEPSE) da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) Câmpus de Santiago, criado em 2011, deu início às atividades de pesquisa do ano de 2025.
O GEPSE tem se destacado como um importante núcleo de produção científica e articulação entre teoria e prática na área da saúde. Com foco em enfermagem e saúde coletiva, o grupo promove discussões, parcerias nacionais e a integração entre pesquisa, ensino e assistência – beneficiando estudantes, profissionais e a comunidade.
– A produção científica e a articulação com outros grupos e serviços que ocorrem a nível nacional, possibilitam a convergência de diferentes conhecimentos e perspectivas, por meio da discussão e aproximação de pesquisadores, profissionais e estudantes -, afirma a coordenadora do Curso de Enfermagem, Professora Letícia Martins Machado.
Por que os grupos de pesquisa são importantes?
- Produção de conhecimento científico: Grupos de pesquisa proporcionam, através de estudos e publicações, o fortalecimento da Ciência, promoção de debates que podem ter influência nas políticas públicas e nas práticas profissionais.
- Integração entre ensino, pesquisa e extensão: Acadêmicos que têm acesso a pesquisa, além de complementar a formação, desenvolvem o pensamento científico através do aprendizado de metodologias e análise crítica, ficando preparados para seletivas em programas de pós- graduação, para aqueles que desejam seguir carreiras acadêmicas.
Ficou interessado?
O GEPSE, fomenta a pesquisa em enfermagem e gera conhecimento aplicável à saúde pública, conectando a universidade com a sociedade e formando profissionais críticos e atualizados para as demandas e desafios da área.
Participe, o grupo já iniciou suas atividades e o cronograma para o 1º semestre de 2025 é quinzenal. O primeiro encontro ocorreu no dia 11 de março. Os demais estão planejados para 25 de março; 08 de abril; 22 de abril; 06 de maio; 20 de maio; 03 de junho; 17 de junho, todos às 14h na sala 1115 do prédio 9 da URI Santiago.
Interessados em participar do GEPSE podem buscar mais informações no departamento de Enfermagem da URI Santiago.
Fonte e foto: Ana Paula Ribas Kemerich – NUCOM
Deixe um comentário