Eduardo Leite se posiciona contra prisão de Bolsonaro antes de julgamento

Na noite desta segunda-feira (4), o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, utilizou suas redes sociais para se manifestar sobre a decisão judicial que determinou a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro. Em tom crítico e reflexivo, Leite lamentou o episódio e alertou para os impactos da polarização política no país.

“Como brasileiro, recebo com desânimo este episódio envolvendo a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro”, iniciou o governador. Leite afirmou não concordar com a ideia de ver um ex-presidente impedido de se manifestar, e disse que considera ainda pior vê-lo preso antes mesmo de ser julgado por um órgão colegiado da Suprema Corte.

Sem questionar a legalidade da medida, o governador chamou a atenção para um padrão político recente: “Percebam que, de cinco presidentes eleitos após a redemocratização, apenas um, Fernando Henrique, não foi preso ou sofreu impeachment.” Para Leite, isso reflete um país refém de um “cabo de guerra jurídico-político que só atrasa a vida de todos há anos”.

O governador também fez um apelo por serenidade, criticando o uso das instituições como instrumentos de revanche política: “Até quando nossa energia será consumida na busca de exterminar adversários mais do que em erradicar os graves problemas do país?”, questionou.

Ao final, Eduardo Leite defendeu que é hora de o Brasil refletir sobre os danos da polarização e buscar novos caminhos. “Não é mais sobre qual lado tem razão, é sobre manter a serenidade e a esperança no Brasil que sonhamos e queremos ter”, concluiu.

📲 Acesse o canal do Blog Atualidade no WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *