Presidente estadual do PP, o deputado federal Covatti Filho pretende anunciar nos próximos dias sua pré-candidatura ao governo do Estado. A iniciativa é uma tentativa de amainar a divisão do partido e manter o controle sobre os rumos da legenda.
Atualmente, há três correntes disputando espaço no PP. Mãe de Covatti, a deputada estadual Silvana Covatti tenta se cacifar para concorrer a vice-governadora, posto também cobiçado pelo secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Ernani Polo.
Um terceiro grupo reivindica candidatura própria, ainda que não haja inclinação por um nome específico, sob argumento de que um partido com a história e do tamanho do PP no Estado — 202 mil filiados, 1,3 mil vereadores e 164 prefeitos, além de oito deputados estaduais e três federais — precisa ser protagonista na eleição de 2026. Esse movimento tem aderência da base partidária e da militância, ciosa por um nome que atraia o eleitorado de direita na corrida ao Piratini.
Embora não esteja mais filiado, o ex-deputado e ministro do Tribunal de Contas da União Augusto Nardes tem percorrido o Interior na tentativa de galvanizar esse sentimento. A despeito do interesse em ser vice de Gabriel Souza (MDB) e para não afastar apoiadores, Ernani também tem se colocado como pré-candidato ao governo. (Por: Fábio Schaffner/GZH)
Foto: Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados
Deixe um comentário