,

Com queda da inflação e nova política, Milei supera expectativas na Argentina

Eleito em novembro de 2023, o presidente da Argentina, Javier Milei, completou um ano no cargo em meio a uma série de medidas duras impostas à população. Apesar de enfrentar um dos cenários mais desafiadores da história do país, com a pior recessão da América Latina, o ultraliberal de direita é avaliado positivamente pela maioria dos argentinos e chega em 2025 com a popularidade em alta.

De acordo com uma pesquisa feita pela consultoria Poliarquía, publicada em dezembro pelo jornal La Nación, 56% da população argentina aprova a gestão do presidente. O índice é similar à porcentagem dos votos obtidos por ele no segundo turno das eleições, mostrando uma manutenção do apoio.

Especialistas ouvidos pelo R7 afirmam que a avaliação favorável da população é atribuída a fatores como a queda da inflação e a ruptura com um passado que falhou em resolver os problemas crônicos do país. Em março, a inflação chegou ao pico de 287,9% no acumulado de 12 meses e atualmente figura em 166%.

Ao longo do ano, a inflação cedeu e passou a ser vista como uma das grandes vitórias de Milei. O índice mensal passou de 25,5% em dezembro de 2023 para 2,4% em novembro de 2024. (R7)

📲 Acesse o canal do Blog Atualidade no WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *