Aeroporto de Porto Alegre é reaberto e realiza seu primeiro voo comercial

Após cinco meses de suspensão devido às enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul, o Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, voltou a operar voos comerciais nesta segunda-feira, 21. Estima-se que cerca de 9 mil passageiros transitem pelo terminal já no primeiro dia de retomada. Segundo o Ministério de Portos e Aeroportos, 71 operações estão programadas para o aeroporto da capital gaúcha.

Durante aproximadamente 170 dias, os voos foram redirecionados para a Base Aérea de Canoas, localizada na Região Metropolitana de Porto Alegre, enquanto o Salgado Filho passava por reparos após os danos causados pelas fortes chuvas de abril e maio.

A pista do aeroporto e o terminal passaram por uma série de obras de recuperação, que incluíram a limpeza e inspeção das placas de concreto e da base da pista, além da fresagem e recomposição das camadas de asfalto em um trecho de 1,4 mil metros, cobrindo tanto a pista de pouso e decolagem quanto as faixas de taxiamento. A operadora Fraport, responsável pelo aeroporto, informou que o terminal está agora preparado para receber até 128 frequências domésticas por dia.

O primeiro voo comercial a pousar no Salgado Filho após sua reabertura foi uma aeronave da Azul, vinda de Viracopos, Campinas (SP), com chegada prevista para as 8h10. Já o primeiro embarque aconteceu às 8h50, com destino ao Aeroporto de Congonhas, em São Paulo. Na sexta-feira anterior, uma aeronave que transportava membros do governo federal foi a primeira a utilizar um trecho liberado da pista.

Nesta primeira fase de retomada dos voos comerciais, estão confirmadas rotas para Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Guarulhos, Rio de Janeiro e São Paulo. Em novembro, novas rotas serão adicionadas, abrangendo Curitiba, Pelotas, Santa Maria, Santo Ângelo e Uruguaiana.

A Fraport informou que a segunda fase de recuperação do aeroporto deverá ser concluída até 16 de dezembro, quando está prevista a retomada de uma rota para a Cidade do Panamá. Em janeiro de 2025, voos diretos para Buenos Aires, Lima e Santiago também devem ser adicionados ao cronograma.

🎥Reprodução: Redes sociais Governador Eduardo Leite

📲 Acesse o canal do Blog Atualidade no WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *