A Operação Verão Total 2025/2026 irá ser iniciada nesta segunda-feira (1º de dezembro), com a mobilização de 930 guarda-vidas — entre civis temporários, bombeiros militares e policiais — para reforçar a segurança nas praias do Litoral Norte e Sul, além de balneários de água doce no estado.
Nesta edição, as equipes contarão com o apoio de motos aquáticas e quadriciclos para ampliar a vigilância em áreas de maior circulação nas praias. A distribuição do efetivo foi planejada com base no fluxo de veranistas, histórico de afogamentos e densidade demográfica de cada local.
Na preparação para a temporada, 72 novos guarda-vidas civis temporários concluíram a formação técnica com treinamento de salvamento, resgate aquático e atendimento pré-hospitalar. Outros 216 profissionais — já experientes — foram recertificados, compondo o efetivo desta temporada.
As autoridades reforçam orientações aos banhistas: entrar na água apenas nas áreas monitoradas por salva-vidas, evitar o uso de boias ou colchões infláveis, não mergulhar de cabeça em locais desconhecidos e manter atenção às correntes e mudanças do mar. O consumo de álcool antes do banho e a ausência de supervisão de crianças também são desencorajados.
A Operação Verão Total vai até 15 de abril de 2026 e integra um conjunto de ações de segurança pública, mobilidade e bem-estar, voltadas a atender o aumento de fluxo turístico no litoral gaúcho durante o verão.
Por: Augusto Kemmerich
Foto: Ascom SSP-RS (Divulgação)
Fontes: Diário SM e Portal do Estado RS.



















Deixe um comentário