Presidente de El Salvador proíbe palavras como ‘amigue’ e ‘companheire’ nas escolas

O presidente de El Salvador, Nayib Bukele, anunciou no último domingo (2) a proibição do uso de linguagem neutra nas escolas, com o objetivo de “garantir o bom uso do idioma e evitar influências ideológicas ou globalistas”.

Com a medida, termos como “amigue”, “companheire” e “alun@” devem ser imediatamente retirados de apostilas, livros, documentos e comunicados circulares.

A ordem faz parte de uma série de mudanças no sistema educacional de El Salvador. Em agosto deste ano, o governo de Bukele anunciou um rígido código de vestimenta e comportamento para os estudantes. Com uniforme limpo e arrumado e corte de cabelo apropriado, os alunos que não agirem de acordo com as exigências estabelecidas para o ambiente estão sujeitos a cumprir serviço comunitário.

Na ocasião, sindicatos consideraram as ações como uma “militarização” do ambiente escolar. Agora, o presidente afirmou que quer consolidar uma comunicação institucional clara, uniforme e respeitosa. Segundo ele, a linguagem neutra e influências ideológicas podem prejudicar o desenvolvimento dos estudantes.

“A partir de hoje, fica proibido o chamado ‘linguagem inclusiva’ em todos os centros educacionais públicos do nosso país”, escreveu Bukele em publicação nas redes sociais.

Reprodução/Instagram/@nayibbukele
Fonte: R7

📲 Acesse o canal do Blog Atualidade no WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *