Ferrosul: um sonho que nasceu no Rio Grande e agora ganha nova força

Quando exerci mandato de deputado estadual no Rio Grande do Sul, tive a honra de presidir a Comissão de Representação Externa para tratar da implantação da Ferrosul. Naquele tempo, o Estado do Paraná buscava ampliar a Ferroeste, e nós entendemos que esse era o momento de articular um projeto maior, capaz de unir o Sul do Brasil e ampliar sua competitividade logística. Foi assim que nasceu a Ferrosul, fruto de reuniões que realizamos nos estados e de uma mobilização política que culminou com o encaminhamento de projeto de lei à Assembleia Legislativa autorizando essa unificação ferroviária.

Infelizmente, o tempo de mandato da então governadora chegou ao fim antes de avançarmos na execução. Mas a semente ficou. Hoje, ao ver o governador Jorginho Mello liderando esse processo, com a participação do Rio Grande do Sul nas reuniões, sinto a mesma convicção de que estávamos certos quando, ainda na Assembleia Legislativa, nos empenhamos em liderar um movimento de tamanha relevância econômica para a região.

A Ferrosul é mais do que um projeto de logística. É um vetor de desenvolvimento capaz de reduzir custos, ampliar mercados e garantir competitividade para os nossos produtores e empresas.

Agora, à frente da Associação das Empresas Cerealistas do Brasil (ACEBRA), coloco nossa entidade à disposição para somar esforços. Estamos prontos para apoiar o que for necessário, pois acreditamos que transformar esse sonho em realidade é fundamental para o futuro do Sul e, especialmente, para o Rio Grande do Sul.

Seguiremos juntos, como estivemos desde o início, para que a Ferrosul deixe de ser apenas uma ideia e se torne um legado de integração e desenvolvimento para as próximas gerações.

Jerônimo Goergen
Presidente da ACEBRA
Foto: Reunião do Codesul quando decidiu-se apoio ao nosso projetos Ferrosul.

📲 Acesse o canal do Blog Atualidade no WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *