Em 2026, são celebrados os 400 anos das Missões Jesuíticas Guaranis, e a Região Central integrará o conjunto de eventos, com o 2º Fórum Internacional Raízes Missioneiras da Quarta Colônia. Ele ocorrerá em Pinhal Grande, e deve seguir os mesmos moldes da edição deste ano, em Agudo, que reuniu autoridades, pesquisadores e a comunidade para celebrar a história e a cultura missioneira da região.
Um encontro que celebra a cultura, a espiritualidade e a história. É como descrevem os idealizadores e organizadores Tiago Janner e Eduardo Baptistela quanto ao fórum realizado em 26 de junho, e que terá continuidade no ano que vem, com a 2ª edição. A ocasião contou com a presença do secretário de Cultura do Estado, Eduardo Loureiro, e do idealizador do Grande Projeto Missões, valorização e resgate da história jesuítico-guarani, Álvaro Theisen. Também participaram prefeitos, secretários e vereadores da Quarta Colônia.
A iniciativa promove a reflexão sobre o protagonismo e o pioneirismo da região da Quarta Colônia nas Missões Jesuíticas. E é fundamentada em um estudo histórico com as possíveis localizações das antigas reduções jesuítas de Nossa Senhora da Natividade, em Pinhal Grande, e de Santa Ana, em Agudo. Seriam, de maneira geral, os primeiros núcleos urbanos. Lugares que a identidade regional – entre a cartográfica secular, vestígios e relatos orais – estão presentes.
Fonte: Diário SM
Deixe um comentário