Governo do RS oferece recursos para viabilizar prorrogação das dívidas de produtores rurais

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, anunciou nesta quarta-feira (28) que o Estado está à disposição para arcar com o custo fiscal da prorrogação das dívidas dos produtores rurais gaúchos, estimado em R$ 136 milhões. A medida foi comunicada em vídeo divulgado nas redes sociais do governador.

Segundo Eduardo Leite, a prorrogação das dívidas é uma medida urgente e crítica diante do cenário enfrentado pelo agro no Estado, que sofreu os impactos severos da estiagem e das enchentes. Leite relatou que, após uma reunião no Ministério da Agricultura na semana passada, havia uma sinalização favorável do governo federal para aprovar a prorrogação, mas a decisão ainda não foi confirmada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN).

— A gente sabe que o governo federal pode enfrentar dificuldades orçamentárias para arcar com o custo fiscal da prorrogação. Por isso, estou formalizando hoje ao Ministério da Agricultura e ao ministro Carlos Fávaro que, se esse for o problema, o governo do Estado viabiliza esses R$ 136 milhões para garantir a aprovação da medida.

O governador reforçou que a medida é essencial para dar fôlego aos produtores rurais e permitir que eles tenham tranquilidade para reorganizar suas atividades, enquanto o governo segue buscando soluções definitivas como a securitização ou outras formas de refinanciamento.

— Vamos continuar trabalhando forte para que essa aprovação ocorra o mais rápido possível, afirmou Leite.

A prorrogação das dívidas é considerada uma das principais pautas do agro no momento, especialmente para os produtores que tiveram prejuízos acumulados em razão dos eventos climáticos extremos que atingiram o Estado.

Foto: Felipe Dalla Valle/Palácio Piratin

📲 Acesse o canal do Blog Atualidade no WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *