Chuva intensa, ventos de até 100 km/h e frio abaixo de zero: ciclone e massa polar colocam Sul do Brasil em alerta

A semana começou com alerta para um cenário meteorológico complexo e de alto risco no Sul, Centro-Oeste e Sudeste do Brasil, com previsão de chuva forte, tempestades, formação de ciclone extratropical e uma massa de ar polar que trará as temperaturas mais baixas do ano até o momento.

No Rio Grande do Sul, a instabilidade começou no fim de semana com volumes expressivos de chuva no Oeste, chegando a até 125 mm em 24 horas. Nos próximos dias, o estado segue sob risco de chuva forte e tempestades localizadas, principalmente entre terça (27) e quarta-feira (28), com possibilidade de granizo, ventos fortes e danos pontuais. As regiões mais afetadas devem ser o Noroeste e Norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e interior de São Paulo.

A formação de um ciclone extratropical deve ocorrer entre quarta e quinta-feira, trazendo ventos fortes ao Rio Grande do Sul, especialmente no Sul e Leste do estado, com rajadas de 60 a 100 km/h. No mar, o ciclone poderá gerar ressaca intensa e ondas muito altas, com risco de transtornos em praias do Sul e Sudeste.

A partir de quarta-feira (28), uma massa de ar polar se espalha pelo Brasil, derrubando as temperaturas de forma significativa. O frio será mais intenso no Sul, com mínimas abaixo de zero e previsão de geada ampla, podendo chegar a -5°C nos pontos mais altos do RS e SC. A massa de ar frio também atinge o Centro-Oeste, parte do Sudeste e até estados do Norte, como Acre e Rondônia.

No final da semana, Porto Alegre pode ter mínimas entre 6°C e 8°C, São Paulo abaixo de 10°C e geada em diversas cidades. A semana promete ser a mais fria do ano até o momento, exigindo atenção à previsão do tempo e cuidados com os impactos das fortes chuvas, vento e frio intenso.

Acompanhe atualizações e alertas no site da Metsul Meteorologia para novos dados e orientações.

Fonte: Metsul | Edição: Atualidade

📲 Acesse o canal do Blog Atualidade no WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *