Desde o início da semana, a Metade Sul do Rio Grande do Sul já registra chuvas entre 100 mm e 200 mm, com algumas áreas atingindo 300 mm, o equivalente a dois meses de precipitação em apenas três dias. Cidades como Camaquã, Capão do Leão, Canguçu e Rio Grande estão entre as mais afetadas, e os volumes de chuva continuam aumentando, causando inundações.
De acordo com a MetSul Meteorologia, a instabilidade climática se intensificará nesta quinta-feira, com a expectativa de chuva forte, raios, ventos e granizo em áreas como Porto Alegre, Grande Porto Alegre, Litoral Norte, e Vales. Há risco de alagamentos em várias cidades, com especial preocupação para Porto Alegre, onde a chuva intensa poderá causar inundações em áreas que já sofreram com enchentes recentes.
O avanço da frente fria e a formação de um centro de baixa pressão aumentam a chance de fenômenos severos, como tornados ou microexplosões, como já ocorreu em Camaquã, onde estragos foram registrados.
A previsão é de que os volumes de chuva variem entre 50 mm e 150 mm em diversas áreas do estado, trazendo novos transtornos para a população.
Foto: MICKAEL SOUZA
Fonte: MetSul
Deixe um comentário