O Rio Grande do Sul está sob risco meteorológico, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia e a Defesa Civil estadual: a previsão é para chuvas com volumes de 80 a 150 milímetros por dia, podendo chegar a 180, além de rajadas de vento com velocidades de até 80 km/h.
Cidades do RS registram queda de granizo na madrugada desta terça-feira (24). Uma delas é Quaraí, na Região da Fronteira Oeste (veja o vídeo acima). O fenômeno foi registrado por volta das 3h. Conforme o Corpo de Bombeiros, apesar disso, danos não foram registrados até 6h50.
Estão vigentes quatro alertas do Inmet para o RS: dois de “perigo” para temporais, um de “grande perigo” para o acumulado de chuva e outro, de “perigo potencial”, para onda de calor. Eles são válidos até quinta-feira (26).
O órgão sinaliza “risco de grandes alagamentos e transbordamentos de rios, grandes deslizamentos de encostas” em cidades das regiões Sul, Campanha e Fronteira Oeste do estado. São elas:
- Aceguá
- Arroio Grande
- Bagé
- Candiota
- Canguçu
- Capão do Leão
- Cerrito
- Chuí
- Dom Pedrito
- Herval
Nesses municípios, são esperados até 82 milímetros de chuva. Isso representa entre 23% e 62% da média histórica mental para o período.
O que causa dos temporais
De acordo com a Climatempo, o motivo dos temporais é uma massa de ar quente que bloqueia o avanço de instabilidades climáticas em algumas partes do Brasil, o que faz com que as chuvas aumentem no Rio Grande do Sul.
“Esse ar quente bloqueia a chegada de frentes frias, que normalmente levam chuva para o Norte do país. Quando essas duas massas de ar (quente e frio) se encontram, elas causam tempestades mais fortes”, diz a Climatempo.
NA FOTO: Queda de granizo em Quaraí — Foto: Divulgação
FONTE: G1
Deixe um comentário