O mais recente balanço da Defesa Civil Estadual, divulgado na manhã desta segunda-feira, informa que o número de mortes decorrentes das enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul em maio subiu de 180 para 182. As duas novas mortes foram registradas nos municípios de Cruzeiro do Sul e Estrela, e as vítimas ainda não foram identificadas.
De acordo com o relatório, ainda há 31 pessoas desaparecidas em decorrência da catástrofe climática. Outros dados importantes incluem:
- Municípios afetados: 478
- Pessoas afetadas: 2.398.255
- Feridos: 806
O ministro-chefe da Secretaria Extraordinária de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, Paulo Pimenta, anunciou que o governo federal já distribuiu auxílio reconstrução para 274 mil famílias gaúchas afetadas pelas enchentes. “Esses recursos vão ajudar para que as pessoas possam recomeçar,” afirmou Pimenta durante uma cerimônia de entrega de máquinas agrícolas em Porto Alegre na última sexta-feira.
Além disso, os moradores das áreas de Porto Alegre que foram impactadas pela enchente de maio de 2024 terão a isenção na conta de água prorrogada por mais um mês. O prefeito Sebastião Melo anunciou a renovação do acordo, que foi assinado pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS), Defensoria Pública do Estado, Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE) e Município de Porto Alegre.
Foto em destaque: Mauro Schaefer | Fonte: Correio do Povo
Deixe um comentário