1ª FENAMEL: de 28 de novembro a 1º de dezembro em Santiago

A região do Vale do Jaguari é um grande polo de produção de mel no RS. Santiago está entre os maiores produtores do estado. Em 2019, 10,5% das 6.262 toneladas exportadas foram do Vale do Jaguari (IBGE).

A FENAMEL chega para consolidar um projeto de reorganização e capacitação na produção de mel na região do Vale do Jaguari, que inclui os municípios de Santiago, Unistalda, Capão do Cipó, Jaguari, São Francisco de Assis, Cacequi, Mata, Nova Esperança do Sul e São Vicente do Sul. Diversos projetos foram implementados, como a criação do Selo de Indicação Geográfica do Mel do Vale do Jaguari e a oferta de crédito específico para Assistência Técnica e Gerencial, uma parceria entre os Sindicatos Rurais de Santiago, Unistalda, Capão do Cipó, Jaguari e o Senar – RS. Esses projetos visam promover a organização dos apicultores no manejo e administração dos recursos financeiros, oferecendo assistência técnica gratuita por três anos com técnicos qualificados.

Em parceria com a Universidade Integrada do Alto Uruguai e Missões – URI – Campus Santiago, foram desenvolvidos projetos como “Abelhas sem Ferrão”, “Fortalecimento da Cadeia Apícola do Vale do Jaguari”, “Rastreabilidade e Autenticidade do Mel do Vale do Jaguari”, entre outros. A produção de mel é uma atividade fundamental para a região. A Associação Regional Santiaguense de Apicultores conta com 95 associados que manejam 34.611 colmeias, beneficiando mais de 100 famílias. No Vale do Jaguari, mais de 800 famílias estão diretamente envolvidas na apicultura familiar, sendo essa sua principal fonte de renda.

A 1ª FENAMEL será uma vitrine para a cadeia do mel do Vale do Jaguari e um farol para esses importantes projetos. Eventos técnicos são essenciais para aprimorar o que já existe, alavancar novos negócios, atrair investimentos, aproximar pessoas e transmitir conhecimentos e informações. A feira promete ser uma referência para a difusão de tecnologias, comercialização de mel e seus subprodutos, fomento de novos projetos e ações que visem o aprimoramento da cadeia do mel, qualificação de apicultores e técnicos, e conscientização sobre a proteção das abelhas e desenvolvimento sustentável.

📲 Acesse o canal do Blog Atualidade no WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *